Quinta das Covas

Festa da Matança e do Vinho

A matança do porco bísaro é o momento pelo qual se espera e se trabalha durante todo o ano. Depois de cevar o porco, chega a altura da matança e é tempo de festa. A carne será transformada em chouriços e presuntos, que serão consumidos nos 12 meses que se aproximam. Esta tradição, embora sem a importância de outrora, obedece a rituais intemporais, que ocupam todos nas aldeias, numa demonstração de salutar convivência e amizade entre vizinhos.

A manutenção das tradições que conformam a cultura dos povos, tem uma importância fulcral na evolução e desenvolvimento dos mesmos, por isso, a Quinta das Covas, irá mostrar neste evento, uma matança do porco tradicional. Para tal, contamos com a presença dos nossos destemidos visitantes, a ajuda de valentes homens da terra e de um espadaúdo matador.

Esta é também a época de celebrar o S. Martinho, de provar a castanha acabada de colher e de apreciar a suave jeropiga num magusto tradicional. Assim se fecha o Ciclo Festivo Transmontano organizado pela Quinta das Covas.

Festa da Matança e do Vinho
Quinta das Covas - Onde a Excelência do Serviço é uma Realidade.

© Copyright - A.Montesinho, Turismo